sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

À SO(M)BRA


Adora os paradoxos da vida... Não sei se todas as vidas os têm, mas a dela é cheia deles... E foi à sombra de um guarda-sol (que por sua vez estava à sombra de uma castanheira), no sol escaldante do verão capixaba e de frente pro mar que ela, de verdade, se deu conta... Anda vivendo à sombra.
À sombra do guarda-sol, porque a ensinaram que é branca demais... à sombra dos seus pais, porque a ensinaram que não tem autonomia suficiente... à sombra da beleza porque disseram que não é alta o suficiente, ou magra o bastante... à sombra dos mestres, porque disseram que eles sim, detinham alguma opinião considerável... e sentada ali... à sombra, ela notou como essa sombra era exteeeeeensa... ela se mostra no caminhar arrastado atrás dos amigos... no carinho que mascara a raiva de se reconhecer ser sombrio... que PRECISA da luz pra existir, mas que ao entrar em contato com ela... desaparece. Mais um paradoxo. Todo ser sombrio inveja aquele ou aquilo que lida, que brinca, que transforma a luz... mas parando pra pensar... quem manuseia o canhão de luz também permanece, todo o espetáculo, nas sombras, não recebe aplausos e se confunde com o cenário... talvez seja essa a maior bênção e maldição de quem se move nas sombras: a invisibilidade. A sombra se move sem deixar rastro. Não há marcas e sem vestígios... como se prova que esteve ali? E quem prova que não é covardia? Disseram a ela há muito...muito tempo, que a luz desfaz a sombra. Será? Como ela vai saber? Nunca arriscou deixar o Sol tocar sua pele... seu limite é a sombra do guarda-sol... e sentada na cadeira ela pensa... e espera... porque mais cedo ou mais tarde o Sol vai embora, o espetáculo termina, as luzes se apagam... e o que sobra? Sombra.

Um comentário:

Rafah disse...

Muito lindo, como tudo o que faz. Me vi no texto, parecia que estava falando de mim. Lembrei de uma coisa, a sombra é uma parte do que somos, somos també sombra, e graças a Deus por isso. Seja sombra, mas seja você, linda amorosa, alva, na pele e na alma. Um ser que transpira a beleza da vida e alegria por onde passa. Saiba que é muito amada. bjoo